confissões de uma mente sem lembranças
(ou brilho eterno de uma mente perigosa)

domingo, janeiro 01, 2006

Bom dia, 2006

Uma vantagem de virar o ano em Tiradentes é que tem uma porção de igrejas nas redondezas. Entrar em cada uma delas pela primeira vez dá direito a três pedidos, disse alguém no passado, e eu acreditei. Com pouco a solicitar, bati na mesma tecla ao perambular pelos santuários. Bem, reza a estatística que inventei agora, para agradar aos otimistas, que um pedido feito nesta época tem 80% mais possibilidade de virar verdade. Ou seja, a época do ano mais a insistência no lugar certo me dão um saldo de chances. Isso é lógica pura.

Tiradentes tem detalhes pitorescos, como um balcão de armazém bicentenário, à venda por R$ 150 mil, que só caberia num ambiente construído especialmente para ele, e, adoro, uma fábrica de antiguidades. E o calçamento de pedras histórico que não é do século 18, mas de algo como 1950 _antes, o chão era irregular demais da conta, e acharam por bem dar um jeitinho. Claro que esse é o tipo de coisa que seria melhor não saber. A ignorância, disse alguém dia desses, é um lugar quentinho.

Depois de ganhar um ano novinho em folha, ouvi o Gil cantar que tudo, tudo, tudo vai dar pé, receita que a Jaque repetia há uma década. Acreditei, porque daquela vez deu pé, sim. E porque, disseram Almir e Teixeira anos atrás, hoje eu ando devagar porque já tive pressa.

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

bom, muito bom..

2/1/06 11:20 AM

 
Blogger Raquel, Augusto e Agatha Drehmer said...

eu quero comprar antiguidades novinhas feitas na fábrica de antiguidades! sensacional!

2/1/06 1:50 PM

 
Anonymous Anônimo said...

sabe que minhas amigas dizem que é bom mesmo fazer o mesmo pedido três vezes, pra dar mais chance de dar certo?
vc acertou!

e eu, como menina mimada, quero saber se vc fez pedido pra mim tb...hohoho
beijo
Lu
(precisaria assinar depois do "eu, como menina mimada"?!)

2/1/06 8:00 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Em 2000 fiz uma excursão relâmpago às cidades históricas. Fantásticas, simplesmente. Recheadíssimas de história. Em Congonhas do Campo, nas estátuas dos de Aleijadinho, repare que um dos profetas levanta seu dedo médio (um fuck, ainda à época que o dileto profeta nem imaginaria o que isso iria significar). Ou ele fazia isso para o escultor, quem sabe...

5/1/06 2:38 PM

 
Anonymous Anônimo said...

eu tinha miniaturas dos profetas em casa e nunca vi! mas era de uma pedra que esfarelava, então o dedo deve ter ido embora com a erosão, hahaha.
fui nas outras cidades históricas quando era mais nova. em congonhas, juram que se vc olhar bem de frente a igreja dos profetas às 6h da manhã (e me fizeram, na excursão do colégio, estar lá a essa hora) as sombras formam o rosto de cristo. esqueceram de me dar o alucinógeno, então não vi nada.

5/1/06 2:56 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Tiradentes é tudo, né? Podia ser mais perto para ir lá num fim de semana só para fazer pedidos. Por que, tenho a impressão, nas cidades históricas dá para ir mil vezes e ainda assim entrar em alguma igreja pela primeira vez

5/1/06 7:18 PM

 
Anonymous Anônimo said...

É pedra sabão o negócio lá. Putz, eu nem sabia dessa. Se soubesse teria feito. Alucinógeno na mente era o que não faltava...rs.

6/1/06 6:13 PM

 
Anonymous Anônimo said...

É pedra sabão o negócio lá. Putz, eu nem sabia dessa. Se soubesse teria feito. Alucinógeno na mente era o que não faltava...rs.

6/1/06 6:13 PM

 
Anonymous Anônimo said...

cris, acho que se fizessem um trabalho arqueológico nessas cidades teria igreja até debaixo da terra! então, franco, não era pedra sabão, era mais esfarelante. meus profetas eram vagabundos, hahaha

6/1/06 7:29 PM

 
Blogger Olheiro da Desgraça said...

Lendo seu post, percebi que, nessa virada, não fiz pedido nenhum.

6/1/06 9:50 PM

 

Postar um comentário

<< Home